Experiência
Fundada em Abril de 2010, a H.Menezes surge na sequência de mais de 20 anos de experiência de Helena Cardoso de Menezes no campo da promoção da saúde comunitária através da integração de políticas multi-disciplinares e do trabalho inter-sectorial, com particular destaque para a sua dedicação quase exclusiva, durante mais de 15 anos, à promoção da segurança infantil e prevenção de acidentes em Portugal e na Europa.
Ao constatar a importância do ambiente construído nas dinâmicas sociais e na Saúde em termos globais e a forma como a maioria das medidas inicialmente previstas para a protecção das crianças — complementadas por outras boas práticas —, são benéficas para a segurança física e psicológica de todas as gerações e, em particular, das pessoas mais vulneráveis, a H.Menezes estruturou serviços de formação profissional e consultoria técnica na área da avaliação do risco relacionado com o impacto das decisões na vida pessoal e colectiva.
Estes serviços permitem às equipas de projecto fazer escolhas mais informadas e responsáveis, mediante a implementação de medidas de avaliação do risco e uma visão mais crítica sobre regulamentos e normas, tanto nacionais como europeias, frequentemente dispersos e de difícil acesso, de forma a criarem espaços verdadeiramente inclusivos e promotores da Saúde em termos globais – física, mental e social.
Na H.Menezes, a aposta é feita no desenvolvimento de competências pessoais e técnicas de todos os actores, desde os políticos e profissionais das mais diversas áreas, às famílias e crianças, numa tentativa de promover a tomada de consciência do poder e da responsabilidade individual e social cometidas a todos e a cada um nas decisões que podem afectar a qualidade de vida do próprio e de terceiros.
Sobre Helena Cardoso de Menezes

 

Com formação de base na área da saúde pública, Helena Cardoso de Menezes dedica-se desde 1987 à promoção da saúde e bem-estar das crianças e famílias, com uma abordagem sistémica e humanista, inerentemente multidisciplinar e participativa.
  • De 2005 até Outubro de 2013, foi Presidente da Comissão Técnica de Normalização de Parques Infantis, Equipamentos Desportivos e Piscinas (CT166), que acompanha, em Portugal, os trabalhos de normalização do CEN (Comité Europeu de Normalização) das Comissões Técnicas TC136 e TC402.
  • De 2005 até Dezembro de 2011, foi Presidente do Grupo de Trabalho de Segurança Rodoviária da ANEC (Associação Europeia de Representantes de Consumidores na Normalização). Este grupo de trabalho aborda questões relacionadas com a segurança dos peões, ciclistas e passageiros, em particular das crianças e pessoas com necessidades especiais, bem como questões ambientais.
  • Entre 2007 e 2010, enquanto consultora internacional e formadora independente, colaborou com empresas e instituições a nível nacional e internacional, nomeadamente ligadas à infância, adolescência e populações vulneráveis, nas áreas do design, arquitectura, urbanismo, paisagismo, acessibilidade e desenho universal, ensino, saúde, defesa do consumidor, comunicação, cidadania e responsabilidade social.
  • De 1992 a 2007, desempenhou funções executivas e técnicas (formação, investigação, consultoria, comunicação, desenvolvimento e coordenação de projectos ligados à prevenção de acidentes em crianças e jovens), no âmbito da sua colaboração com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI). Foi membro da Direcção da APSI de 1994 a 2007, tendo sido a Presidente de 2001 a Março 2007. Actualmente, dá apoio técnico a esta Associação na investigação, formação e desenvolvimento de projectos.
Cargos que ocupa actualmente:

 

  • A nível Europeu
      Representante da ANEC na Comissão Técnica sobre Segurança de Parques Infantis do Comité Europeu de Normalização responsável pelo desenvolvimento de normas para espaços de jogo e recreio (CEN TC136 SC1), desde 2000. Nesta Comissão integra os seguintes grupos de trabalho: Superfícies de Impacto (WG1), Espaços de Jogo e Recreio Inclusivos – «Play for All» (WG12), Exigências de Segurança e Revisão das Normas (WG13), Elaboração de Fundamentos das Normas (TG1), Qualificação dos Inspectores de Parques Infantis (TG2) e Painel de Interpretação das Normas
  • A nível Nacional
      Perita na Comissão Técnica de Normalização de Parques Infantis, Equipamentos Desportivos e Piscinas (CT166)
      Vogal da Comissão Técnica de Normalização de Brinquedos e Artigos de Puericultura (CT122), desde 1995