Formação no Algarve promovida pela AMAL – Associação de Municípios do Algarve

Entre 4 a 7 de Dezembro 2017, a H.Menezes esteve em Faro, numa parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve, para uma acção de formação sobre Inspecções e Manutenção de Espaços de Jogo e Recreio, numa parceria com a APSI

 

Foi uma acção com uma forte componente prática, e visitas de estudo diárias:

  • Centro Escolar em Faro
  • Diversos espaços de jogo e recreio dos Municípios de Olhão, Albufeira e Tavira.

Foram 4 dias intensos, com lotação esgotada, sol e boa disposição: 16 participantes de 6 Municípios do Algarve, de Aljezur a Tavira.

Avaliação Risco-Benefício como parte da Gestão do Risco

Efectuaram-se exercícios de avaliação do risco ao vivo, perante situações reais, que despoletaram discussões acesas e muito participadas e que evidenciaram a relatividade do risco e a necessidade de critérios para escolhas responsáveis.

Foi também treinada a avaliação risco-benefício, de forma a colocar a tónica nas necessidades das crianças para um desenvolvimento saudável e promotor de autonomia e auto-confiança.

As novas normas europeias para parques infantis

Todos os conteúdos foram desenvolvidos tendo em conta as alterações às normas para parques infantis (EN1176) publicadas em Outubro de 2017 e a entrar em vigor em Outubro de 2018.

Parcerias produtivas

A H.Menezes RiskVision agradeceu à AMAL a sua disponibilidade e colaboração, e enaltece este tipo de parcerias que permitem a descentralização  e apoiam as autarquias locais na oferta de espaços de jogo e recreio de maior qualidade para as crianças e jovens do Concelho bem como uma melhor interpretação e aplicação da legislação aplicável.