Curso – Comunicação Consciente e Relações Saudáveis em Contexto Educativo:
Ferramentas para a Vida

Online (plataforma ZOOM) – Formação Certificada

Objetivos Gerais
  • Tomar consciência do papel pessoal e profissional na construção de ambientes inclusivos, cooperantes e pacíficos e ganhar confiança e motivação para ser um agente de mudança ativo, afetivo e efetivo na comunidade escolar;
  • Adquirir ferramentas para um desempenho profissional mais confiante, enriquecedor e gratificante nas relações interpessoais com crianças, jovens e adultos, através do uso consciente e eficiente do poder pessoal e de uma comunicação mais assertiva, empática e autêntica (Empowerment);
  • Desenvolver competências que visam contribuir para uma vigilância activa e promotora da autonomia e bem-estar físico, emocional e psicológico das crianças e jovens nos ambientes escolares.
Objetivos Específicos
  • Compreender a importância e as finalidades dos tempos livres, de lazer para a aprendizagem de códigos sociais e desenvolvimento da autonomia e das competências de auto-regulação nas relações interpessoais;
  • Reconhecer padrões de comportamento: nas crianças e jovens e nas formas de intervenção dos Profissionais;
  • Compreender o papel de cada membro da comunidade educativa e do trabalho em equipa na promoção da saúde e bem-estar nos ambientes escolares;
  • Conhecer, integrar e aplicar a Comunicação autêntica e não violenta (com base na CNV).
Público Alvo
  • Pais e outros Encarregados de Educação;
  • Pais e outros Encarregados de Educação;
  • Profissionais da acção social;
  • Todos aqueles que sintam o apelo de contribuir para comunidades educativas mais humanas.
Conteúdo Programático

Auto-consciência e relação consigo próprio.


Relações Interpessoais: comunicação e gestão de conflitos nas relações entre adultos ou com crianças e jovens.


Inteligência emocional e gestão das emoções.


Inteligência colectiva: cooperação, participação e cidadania.


Filosofia e prática da comunicação autêntica e não-violenta (CNV).


O papel do adulto na saúde e bem-estar do/as aluno/as nos espaços de recreio escolares

– Necessidades das crianças e jovens / Necessidades do adulto.
– O que é brincar, para que serve e até que idade se brinca?
– Noções de risco e perigo, segurança física e psicológica.

Esta ação insere-se no âmbito da Educação para a Saúde e para a Cidadania
Condições de Participação
Inscrições
Datas

14, 21, 28 Junho 2023
05, 12, e 19 Julho 2023

Duração

22 horas (15 síncronas e 7 assíncronas)

Horário

20h00 às 22h30

Formadores

Parceria Elos Saudáveis


Helena Menezes

  • Com formação de base na área da saúde pública (Pediatria Comunitária), dedica-se desde 1987, à promoção da saúde e bem-estar das crianças e famílias, com uma abordagem sistémica e humanista, inerentemente multidisciplinar e participativa.
  • Nos últimos 20 anos, frequentou diversos cursos, workshops e conferências relacionados com desenvolvimento pessoal.
  • Desde 2014, tem sido convidada a dar formação para profissionais de jardins de infância e escolas sobre Comunicação Não-Violenta e relacionamentos conscientes com crianças, jovens, pais e outros adultos da comunidade escolar.
  • Em julho de 2021, desenvolveu um curso presencial de 3 dias sobre ‘Brincar em Segurança: Inclusão e Bem-estar nos espaços de recreio escolares: o papel do adulto’, no qual integrou igualmente práticas de CNV.


Allan Sousa

  • Em 2011, co-fundou o Oxigénio que tem como propósito ajudar indivíduos e organizações no seu processo
    de transformação.
  • No passado foi co-fundador da Rede Educação Viva que veio estimular a inovação na educação em Portugal. Foi membro activo da João Sem Medo, uma rede de empreendedores que ajuda pessoas a empreender e a descobrirem o seu contributo num lugar de propósito enquanto se desenvolvem enquanto pessoas.
  • Co-criador do RIPPLES of the New Experiment, um aprendiz da comunidade global de Reflective Social Practice, catalisador da comunidade Art of Hosting em Portugal e um Possibility Management Coach.
  • Dedica-se nos últimos 11 anos a treinar pessoas e equipas nas áreas do treino emocional, comunicação autêntica e colaboração através de cursos, mentorias de grupo e retiros de desenvolvimento pessoal.